Pubvet
5 artigos mais acessados em novembro 5 artigos mais acessados em novembro
A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de novembro! Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que... 5 artigos mais acessados em novembro

A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de novembro!

Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que fazem da nossa revista uma referência para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Fique à vontade e acesse os itens abaixo. Boa leitura ?

Dica: clique nas palavras-chave e confira outros artigos da Pubvet relacionados ao mesmo tema. 


Tétano em um equino: Relato de caso

Equinos – clostridium tetani –  toxinas

“O tétano é uma doença causada pelas toxinas tetanolisina, tetanoespasmina e toxina não espasmogênica, produzidas pela bactéria Clostridium tetani em anaerobiose. Foi atendido um equino da raça manga larga marchador, fêmea de 8 anos de idade, pelagem Tordilha e peso de 400 kg, no exame clínico o animal apresentava andar em forma de cavalete, calda semi erguida e quando manipulada o cabreiro ela apresentava protrusão da terceira pálpebra […]”.

Autores: Matheus Hernandes Leira, Mariella Pereira de Oliveira, Lucas Silva Reghim, Ana Paula Peters, Lucas Pereira Spósito de Almeida, Mirian Silvia Braz, Vanessa Sobue Franzo


Qualidade na produção de silagem de milho

Conservação – forragem –parâmetros – produção

“A maior parte da produção de leite e carne no Brasil é baseada em sistemas a pasto. A silagem é a forma mais antiga e tradicional de conservação de alimentos para alimentação animal. Quando se pensa em conservação de forrageiras úmidas, o milho é a forrageira mais tradicional. Há diversos fatores que contribuem para o sucesso da produção de silagem de milho entre eles destacam-se a escolha do híbrido, tratos culturais e principalmente o ponto de colheita e o processo de ensilagem […]”.

Autores: Paulo César Santos Oliveira, Angelo Herbet Moreira Arcanjo, Larissa Cotta Moreira, Cristiano Gonzaga Jayme, Marcos Augusto dos Reis Nogueira, Flávio Armando de Souza Lima, Heberth Costa Pena, Michele Gabriel Camilo


Peritonite infecciosa felina: relato de caso

Felis catus – vasculite – coronavírus – patologia

“A peritonite infecciosa felina (PIF) é uma doença fatal dos felídeos, causada por um coronavírus, caracterizada por vasculite e serosite fibrinosa. Este trabalho tem como objetivo relatar a ocorrência de Peritonite Infecciosa Felina em um gato sem raça definida, macho, pesando dois quilogramas, adulto, não sendo possível se determinar a idade exata. Na necropsia os achados macroscópicos se caracterizaram por edema ocular, peritonite serofibrinosa […]”.

Autores: Humberto Eustáquio Coelho, Tatiane Furtado de Carvalho, Hélio Alberto, Juliana Marques Fernandes, Karina Barbosa de Souza, Flavia Maria Esteves Machado, Claudio Henrique Gonçalves Barbosa


Parâmetros ultrassonográficos e clínicos em caso de lipidose hepática felina: Relato de caso

anorexia – hepatócitos – triglicérides – obesidade

“A lipidose hepática felina é uma das hepatopatias mais comuns e potencialmente fatal que acomete gatos domésticos. Na maioria das vezes afeta gatos privados de alimento ou que passaram por períodos prolongados de anorexia. É um processo patológico que atinge gatos adultos, podendo estar associado a colangiohepatite, obstruções biliares ou neoplasia intra-hepática ou apresentar caráter idiopático […]”.

Autores: Érika Souza Vieira, Otávia Augusta de Mello, Matheus Batista de Oliveira


Abate de Bovinos: Considerações sobre o abate humanitário e jugulação cruenta

bovinos de cortebem estar animalqualidade de carne

“Métodos convencionais, como o abate humanitário, utilizam a insensibilização antes da sangria para que os animais sejam abatidos sem sofrimentos desnecessários e para que a sangria seja mais eficiente. Já os abates que são efetuados conforme os rituais religiosos, judaicos ou muçulmanos, utilizam a jugulação cruenta. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de salientar a diferença entre o abate humanitário e a jugulação cruenta, esclarecendo cada método de abate utilizado, como funciona a linha de abate, quais animais podem ser utilizados e como os frigoríficos conseguem os certificados […]”.

Autores: Pâmella Stéfani Melo Mendonça, Graciele Araújo de Oliveira Caetano

 

Pubvet

Somos, há dez anos, uma editora especializada em publicações na área da Medicina Veterinária e Zootecnia. Nossa missão é estabelecer a comunicação entre o campo e a academia :)