Pubvet
5 artigos mais acessados em dezembro 5 artigos mais acessados em dezembro
A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de dezembro! Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que... 5 artigos mais acessados em dezembro

A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de dezembro!

Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que fazem da nossa revista uma referência para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Fique à vontade e acesse os itens abaixo. Boa leitura ?

Dica: clique nas palavras-chave e confira outros artigos da Pubvet relacionados ao mesmo tema. 


Leishmaniose visceral na cidade de Valença do Piauí: um problema de saúde pública

leishmania, cão, diagnóstico

“A leishmaniose visceral é causada pela Leishmania chagasi no Brasil. É uma doença que vem dizimando a população canina de zonas rurais e urbanas e apresenta grande importância para saúde pública por ser uma zoonose que traz grandes problemas e sequelas para o homem. O aparecimento de casos humanos de leishmaniose visceral na cidade de Valença do Piauí levou a essa investigação sobre a incidência da doença em cães […]”.

Autores: José Martins Nunes Filho, Joilson Ferreira Batista, Michel Muálem de Moraes Alves, Fernanda Samara Barbosa Rocha, Ivete Lopes de Mendonça


Comportamento de consumidores de carne de cordeiro na região norte do Paraná

abate, cordeiro, comércio, qualidade

“Durante muitos anos a comercialização da carne ovina foi desorganizada, com abate de animais de baixa qualidade. Isto criou uma imagem desfavorável ao produto. À medida que este cenário muda, a carne ovina recebe mais destaque, principalmente, a de cordeiros que atende a nichos de mercado nos grandes centros urbanos. Objetivou-se com este trabalho mensurar o consumo e aceitabilidade da carne ovina na região de Londrina – Paraná […]”.

Autores: Camila Constantino, Natália Albieri Koritiaki, Francisco Fernandes Junior, Edson Luis de Azambuja Ribeiro, Lívia Galiano Mangilli, Fernando Augusto Grandis, Amanda de Freitas Pena


Acidente vascular cerebral em cão – Relato de caso

cão, AVC, tumor cerebral

“Um cão macho, pastor alemão, com 14 anos, foi atendido no CECCA – PUC Betim (Clínica e Cirurgia de Animais), apresentando prostração, redução de apetite, e em decúbito lateral. O exame clínico revelou hipertermia, desidratação acentuada, taquicardia, estertor úmido, presença de secreção bilateral nas narinas, caquexia e reflexos dos membros posteriores aumentados. Apartir dos sinais clínicos foi suspeitado: Acidente Vascular Cerebral, Cinomose e Tumor Cerebral”.

Autores: Débora Polleto Valente, Lucas Pimentel Cardoso, Alysson Rodrigo Lamounier, Luiz Fernando Lucas Ferreira


Estimativa de correlações fenotípicas de características visuais e ultrassonográficas em carcaças bovinas da raça Nelore

melhoramento genético, musculatura, precocidade

“O objetivo foi estimar correlações fenotípicas de características de rendimento e acabamento de carcaça bovina. Foram empregadas avaliações por meio de escores visuais e por ultrassonografia. Três características foram avaliadas utilizando-se os escores visuais, sendo: musculatura (1 a 6), tamanho (1 a 5) e profundidade (1 a 5). Pela ultrassonografia foram avaliadas as seguintes características: área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e espessura de gordura subcutânea na garupa (EGP8). Os animais foram mantidos em pastagens tropicais com e sem complementação alimentar […]”.

Autores: Onofre Oliveira Moraes Neto, Rodrigo Zaiden Taveira, Ana Christina Sanches, Ludmilla Costa Brunes


Lúpus eritematoso discóide canino: relato de caso

corticosteróides, dermatologia, imunorreatividade

“As doenças auto-imunes são consideradas raras em cães e gatos. Dentre elas, as mais frequentemente diagnosticadas são o pênfigo foliáceo e o lúpus eritematoso discóide ou cutâneo. O lúpus eritematoso discóide é considerado por alguns autores como uma variação benigna do lúpus eritematoso sistêmico, com manifestações clínicas restritas ao tegumento. A etiologia permanece incerta, mas vários fatores parecem influenciar para determinar o seu surgimento […]”.

Autores: Sinésio Gross Ferreira Filho, Francisco Lucas Fernandes, Marcelo Oliveira Chamelete, Rosyane Sousa Cruzeiro

Pubvet

Somos, há dez anos, uma editora especializada em publicações na área da Medicina Veterinária e Zootecnia. Nossa missão é estabelecer a comunicação entre o campo e a academia :)