Pubvet
5 artigos mais acessados em dezembro 5 artigos mais acessados em dezembro
A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de dezembro! Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que... 5 artigos mais acessados em dezembro

A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de dezembro!

Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que fazem da nossa revista uma referência para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Fique à vontade e acesse os itens abaixo. Boa leitura ?

Dica: clique nas palavras-chave e confira outros artigos da Pubvet relacionados ao mesmo tema. 


Linfadenite caseosa em caprinos e ovinos: Revisão

biofilmeCorynebacterium pseudotuberculosisdiagnostico

“A linfadenite caseosa é uma enfermidade que acomete os caprinos e ovinos causando prejuízos econômicos. É uma doença infectocontagiosa de ocorrência mundial, principalmente nos países em desenvolvimento, com ocorrência em todo rebanho brasileiro, especialmente nos Estados do Nordeste, notadamente na Bahia e em Pernambuco. Apesar de ter uma alta prevalência, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento são negligenciados, aumentando os riscos de contaminação entre os rebanhos e consequentemente a diminuição da produtividade destes animais e a qualidade do produto ao consumidor. Alguns métodos de prevenção estão sendo desenvolvidos, utilizando bactérias mortas, vivas ou inativadas, podendo usar ou não a tecnologia do DNA recombinante. A virulência de Corynebacterium pseudotuberculosis, está associada com os lipídeos da parede celular e a fosfolipase D, bem como a produção de biofilmes. A produção desses genes de virulência aumenta a sobrevivência e a multiplicação do patógeno. O objetivo do estudo foi abordar nessa revisão os impactos econômicos provocados pela Linfadenite Caseosa, epidemiologia, patogenia e fatores de virulência, bem como sinalizar informações sobre diferentes aspectos entre cepas de C. pseudotuberculosis produtoras e não produtoras de biofilme, buscando fornecer subsídios que possam contribuir para o aprimoramento de vacinas e diagnóstico desta enfermidade dos pequenos ruminantes”.

Autores: Maria da Conceição Aquino de Sá, José Tadeu Raynal Rocha Filho, Danillo Sales Rosa, Samily Aquino de Sá Oliveira, Davi Pereira Freire, Maria Emília Alcantara, Mateus Matiuzzi da Costa, Roberto Meyer


Ceratose actínica em cães

cãodermatologiaceratose actínica

“A ceratose actínica é uma dermatopatia que acomete cães, principalmente de pelame curto e coloração clara. O principal fator etiológico é a exposição excessiva a luz solar, a qual provoca conseqüências imunológicas locais e sistêmicas. Realizou-se um estudo em 10 cães acometidos por ceratose actínica. Os cães foram analisados em relação à raça, ao sexo, à idade, ao aspecto da lesão e à topografia das lesões. Foram realizadas biópsias incisionais das lesões de pele em todos os cães, utilizando-se punch 6mm para estabelecimento do diagnóstico definitivo. Os animais acometidos foram principalmente fêmeas, da raça Pit Bull americano, com idade média de 4,3 (0,8) anos. O quadro clínico consistiu na presença de crostas, descamação, alopecia e pápulas, em abdômen ventral, flanco e parte medial de membros pélvicos. Piodermite secundária foi um achado comum. Os principais achados histopatológicos foram hiperplasia e displasia na epiderme, sem invasão da membrana basal”.

Autores:  Sabrina dos Santos Costa Poggiani, Mário Roberto Hatayde, Juliana Werner, Renée Laufer Amorim


Indução de novilhas para protocolo de inseminação artificial em tempo fixo: Revisão

ciclo estralfisiologia reprodutivasincronização

“Este trabalho teve como objetivo descrever alguns conceitos importantes referentes à fisiologia reprodutiva, do controle farmacológico do ciclo estral, apresentando diferentes protocolos para a inseminação artificial em tempo fixo (IATF). A IATF se tornou uma das principais biotecnologias reprodutivas de importância econômica na produção de bovinos de maneira global. Os diferentes fármacos existentes atualmente no mercado permitem que se realize a sincronização do ciclo estral em novilhas com o intuito de maximizar os índices reprodutivos. Na literatura atual, inúmeros protocolos são citados capazes de induzir a ovulação para a IATF, fazendo necessário que se conheça de maneira ampla e aprofundada esses protocolos, afim de que seja escolhido o melhor para determinada situação e objetivo”.

Autores: Ricardo Brognoli de Oliveira, Baltazar Alves da Silva Junior, Thiago Henrique Cassiano Cavalcante


O rodeio como uma prática esportiva de identidade cultural na região Sul do Brasil

aspectos culturaisatividades festivas, bem-estar animal

“As atividades de interação entre homem e animal que são vistas como um esporte tiveram início com as práticas dos rodeios ao longo da história. A partir disso, estas práticas tornaram-se eventos culturais, como: caráter festivo, ações de graças, entretenimento e principalmente convenções ligadas a pecuária. O objetivo foi verificar a opinião da população da região Sul do Brasil em relação a utilização dos animais nas práticas esportivas durante a realização dos rodeios ou eventos similares. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário online (Software Google Docs) por envio de endereço eletrônico, composto por 16 questões objetivas relacionadas ao tema de rodeios e/ou eventos similares. As perguntas foram divididas nas seções: 1) apreciadores/simpatizantes, 2) arte/cultura/identidade, 3) impacto socioeconômico, 4) emocional (sensações) e 5) bem-estar animal. Deste modo, a partir do total de entrevistados (n = 504) observou-se que a maioria da população gosta dos rodeios, porém não assistem pela televisão e acreditam que o rodeio não é considerado um esporte. Ademais, os participantes proferiram que não fazem questão que estas atividades sejam consideradas patrimônio cultural da sua cidade. Os entrevistados acreditam que com a extinção dos rodeios, teria uma diminuição dos postos de trabalho, no entanto, isto não afetaria a economia das cidades. Por fim, em relação ao bem-estar, a grande maioria do público entrevistado acredita que os animais sofrem durante as provas de rodeio e que os equinos seriam a espécie mais adaptada para estas práticas. Sugere-se que sejam realizadas campanhas de conscientização, a fim de auxiliar no esclarecimento das informações relacionadas ao bem-estar dos animais”.

Autores:Veridiana Simon, Letícia Zago, Danielle Rodrigues Magalhães, Gustavo A. María Levrino, Carlos Sañudo, Jackeline Karsten Kirinus


Controle de qualidade na produção de rações

alimentação animalqualidadegestão da qualidade

“Qualidade é essencial para qualquer tipo de produção. Em se tratando da produção de alimentos de qualidade, esta inclui todos os estágios de processamento desde os ingredientes da ração animal e suas relações com a qualidade do produto final. Diante deste contexto busca-se fazer um estudo de controle de qualidade de ingredientes para ração animal, a fim de demonstrar que a qualidade do produto final se torna um diferencial importante na competitividade”.

Autores:  Aldo Pereira, Luis Carlos Machado, Cássia Maria Silva Noronha

Pubvet

Somos, há dez anos, uma editora especializada em publicações na área da Medicina Veterinária e Zootecnia. Nossa missão é estabelecer a comunicação entre o campo e a academia :)