Pubvet
5 artigos mais acessados em novembro 5 artigos mais acessados em novembro
A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de novembro! Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que... 5 artigos mais acessados em novembro

A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de novembro!

Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que fazem da nossa revista uma referência para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Fique à vontade e acesse os itens abaixo. Boa leitura ?

Dica: clique nas palavras-chave e confira outros artigos da Pubvet relacionados ao mesmo tema. 


Alterações comportamentais e fisiológicas em cães detectores sob influência do estresse de confinamento

bem-estarcães policiaisdesempenho

“O presente artigo visou estudar os efeitos fisiológicos e comportamentais no desempenho olfativo de cães policiais, após situações cotidianas de estresse que ocorriam previamente à execução da tarefa de detecção de drogas e explosivos. O efeito do estresse foi analisado a partir da simulação de confinamento desses animais até o local da detecção de drogas ou explosivos, em diferentes tempos de transporte, utilizando três tipos de confinamento em caixas de transporte, 30 minutos (30”) 3 horas e 30 minutos (03’30”) e 5 horas e 30 minutos (05’30”). Para avaliar os níveis de cortisol impactados das condições de estresse (confinamentos) nos indivíduos do estudo foi necessário fazer coletas não-invasivas de saliva. Este procedimento se apresenta eficiente, no caso de cães, pois é de fácil utilização e não provoca alterações significativas no estado fisiológico dos investigados. Os resultados apresentados demonstraram o aparecimento do estresse e alterações comportamentais, indicando uma diminuição do desempenho olfativo de cães detectores de drogas e explosivos”.

Autores: Lara Lívia Munique Machado, Júlio César Montanha, Sérgio Leme da Silva


Doenças transmitidas por alimentos e principais agentes bacterianos envolvidos em surtos no Brasil

alimentos contaminadosbactériassaúde pública

“As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) são síndromes constituídas de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhadas ou não de febre, porém não se limitam a sintomas digestivos, podendo ocorrer manifestações extraintestinais. São atribuídas à ingestão de alimentos ou água contaminados, podendo ser causadas por agentes físicos, químicos ou biológicos, sendo este último grupo representado pelos parasitas, vírus e, em especial, as bactérias, que podem atuar diretamente sob o organismo do indivíduo ou através da produção de toxinas. A ocorrência de DTA é um grave problema em saúde pública, uma vez que estas apresentam um impacto significativamente negativo tanto no contexto social, em decorrência das vítimas que sofrem seus agravos, quanto no econômico, onde grandes perdas são geradas nos ramos da indústria, comércio e turismo. Apesar disso, para muitas pessoas este é um assunto tratado de forma irrelevante ou até mesmo para alguns ainda desconhecido, o que se torna um agravante deste problema. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão apresentando o panorama das DTA no Brasil, os aspectos gerais relacionados a estas doenças e as principais bactérias envolvidas em surtos no país”.

Autores:  Eveny Silva de Melo, Wenderson Rodrigues de Amorim, Raizza Eveline Escórcio Pinheiro, Paulo Gomes do Nascimento Corrêa, Sávio Matheus Reis de Carvalho, Alan Rodrigo Sousa Soares Santos, Danielle de Sousa Barros, Elke Taline Alencar Cavalcante Oliveira, Carine Augusto Mendes , Flávio Vieira de Sousa


Quantificação de coliformes totais e termotolerantes em queijo Minas Frescal artesanal

1coliformes fecaisleite1higiene-sanitária

“Foram analisadas vinte amostras de queijo Minas Frescal obtidas em feiras-livres da cidade de Uberlândia-MG, durante o período de outubro a novembro de 2006. A análise microbiológica constituiu-se da contagem de coliformes totais e fecais ou termotolerantes, através do NMP (Número Mais Provável), onde 14 das amostras analisadas (70%) apresentaram NMP de coliformes totais superiores a 103 NMP/g e 16 das amostras analisadas (80%) apresentaram NMP de coliformes termotolerantes superiores a 102 NMP/g. De acordo com os resultados, os queijos artesanais comercializados apresentaram condições higiênico-sanitárias insatisfatórias, o que representa um risco à saúde dos consumidores”.

Autores: Renata Marques Ferreira; Janise de Castro Moraes Spini; Leonardo Gomes Carrazza; Driele Schneidereit Sant’ana; Millene Torres de Oliveira; Luana Ribeiro Alves; Thaís Gomes Carrazza


Utilização do sorgo forrageiro na alimentação animal

“A cultura do sorgo desempenha grande importância dentro do sistema de produção da bovinocultura brasileira, por possuir resistência ao déficit hídrico, crescimento rápido e emissão de perfilhos. É uma cultura com altas taxas fotossintéticas e rápido alongamento de colmos, assim, é utilizado para a fabricação de silagem e pastejo direto. Esta cultura apresenta alta capacidade de produção de volumoso para utilização em períodos de baixa produção das pastagens nativas ou manejadas. A silagem de sorgo apresenta alta qualidade capaz de atender as necessidades nutricionais dos animais”.

Autores: Wilian Henrique Diniz Buso, Hélber Souto Morgado, Luciana Borges e Silva, Aldi Fernandes de Souza França


Hemangiopericitoma canino com localização cutânea não usual – relato de caso

cão1cirurgia2neoplasia cutânea

“O Hemangiopericitoma é um tumor de tecidos moles frequente em cães. Tem origem mesenquimal sendo formado a partir dos pericitos. É invasivo mas, raramente, provoca metástases. Desenvolve-se atingindo o tecido celular subcutâneo e o cutâneo e, nos cães, localiza-se com mais frequência em membros locomotores. O diagnóstico definitivo é estabelecido pela histopatologia do tumor e a sua subtificação é possível pelo uso da imunohistoquímica. A exérese cirúrgica da massa tumoral com a retirada de margens de segurança adequadas ou a amputação do membro locomotor continuam sendo as condutas cirúrgicas mais indicadas. Este tratamento pode ser complementado com quimioterapia, radioterapia, terapia fotodinâmica com fotossensibilizador ou eletroquimioterapia. Entretanto, as recidivas são comuns. Este trabalho relata, o diagnóstico, o tratamento cirúrgico e o acompanhamento por dois anos de um caso de hemangiopericitoma canino de localização atípica”.

Autores:  Eric Schmidt Rondon, Mahyumi Fujimori, Andreia Regis de Assis, Nilton Marques Carvalho, Lucas Aécio Gomes

Pubvet

Somos, há dez anos, uma editora especializada em publicações na área da Medicina Veterinária e Zootecnia. Nossa missão é estabelecer a comunicação entre o campo e a academia :)